Pages

 

NOTA PÚBLICA

 

 

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima – IPER, a par das veiculações que indicam possíveis intenções de se utilizar os recursos dos Fundos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, informa à sociedade roraimense, a todos os servidores públicos estatutários (ativos e inativos) e aos pensionistas, que a Presidência e os demais órgãos do IPER possuem compromisso inarredável com a aplicação correta dos recursos provenientes das contribuições previdenciárias.  

Reforçamos que o IPER não participou de nenhum ato no processo de elaboração da Lei Complementar nº 271/2018. Inclusive, a atual gestão, por meio da Presidência, levou ao Poder Executivo a proposta de revogação da referida lei, a qual foi devidamente aceita e comunicada ao Poder Legislativo. 

Ressaltamos, ainda, que o IPER possui em seus quadros servidores públicos concursados, com capacidade e competência ímpar, que cumpriram com o seu dever funcional de maneira efetiva acerca da matéria, especialmente o Conselho Estadual de Previdência – CEP; o Comitê de Investimentos – COINVEST; a Consultoria Jurídica – CONJUR/IPER; e o Controle Interno – COINT/IPER, que se manifestaram formal e categoricamente pela impossibilidade da aplicação da LC nº 271/2018.

Por fim, a atual gestão vem cumprindo fielmente com a decisão exarada pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Boa Vista, nos autos do Processo nº 0819599-16.2018.8.23.0010.

 

 

Kleber Coutinho Josuá

Diretor - Presidente do Iper

 

 

Dessa vez assumem servidores do Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça do Estado

 

 

O Conselho Fiscal do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) recebe mais dois novos membros, representantes do Tribunal de Contas do Estado de Roraima e Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, respectivamente. Eles tomaram posse na tarde de terça-feira, dia 12. Com isso, o Conselho totaliza seis participantes.

 

Foram empossados os servidores José Edmilson do Nascimento Silva, representante do TCE-RR e Marcos Paulo Pereira de Carvalho, que vai representar o TJRR. Os respectivos conselheiros, foram nomeados pelo Diretor-presidente do Iper, Carlos Praia.

 

Os referidos representantes estão resguardados, por meio das portarias 607/2017 de 07 de dezembro e 613/2017 de 11 de dezembro (2017), respectivamente, no disposto no Inciso II do artigo 40 da Lei Complementar Estadual nº 030/1999.

 

Os novos conselheiros ocupam os cargos que foram anteriormente ocupados por Aurisfran Feitosa de Oliveira (TCE-RR) e Carlos Augusto do Carmo Rodriguez (TJ-RR), que encerraram os mandatos no dia 04 de dezembro.

 

“Durante o período que os então servidores permaneceram no Conselho Fiscal, os serviços por eles prestados foram de grande relevância para o Instituto de Previdência”, disse Carlos Praia.

 

A FUNÇÃO – O Conselho Fiscal do Iper é composto por seis integrantes, entre eles: 1 representante do Poder Executivo (Governo do Estado-RR); 1 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR); 1 do Ministério Público (MP-RR); 1 do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ-RR); 1 do Iper e 1 da Assembleia Legislativa do Estado.

 

E tem a competência de emitir parecer sobre os balancetes mensais e as contas anuais da entidade, encaminhando-os ao Conselho Estadual de Previdência, para deliberação, como também, opinar sobre assuntos de natureza econômico-financeira e contábil; comunicar ao Conselho Estadual e aos Órgãos de controle os fatos relevantes que forem apurados durante o exercício da função; emitir parecer prévio a respeito do PCCR (Plano de Cargos e Salários) e examinar livros e documentos, se necessário for, para contratação de peritos.

Datas de pagamentos de benefícios de 2018 já estão disponíveis

 

 

 Beneficiários já podem se programar

 

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) já está disponibilizando para os beneficiários o Calendário de Pagamentos de Benefícios 2018. Os servidores assistidos pelo Iper, já podem atualizar as datas dos posteriores pagamentos, que já informam inclusive, os dias das primeiras e segundas parcelas do décimo terceiro (13º).


As respectivas datas estão para até, os três primeiros dias de cada mês.



Os benefícios são direcionados aos aposentados, pensionistas e auxílios reclusão, dos servidores que são beneficiados pela Previdência Estadual, que correspondem ao Regime Próprio da Previdência Social (RPPS).


A atenção tem que ser redobrada para os dias úteis que os pagamentos serão depositados, nas contas dos servidores estaduais.


Os pagamentos realizados nas agências do Banco do Brasil serão creditados no mesmo dia.


Já, os pagamentos realizados em outras instituições financeiras, como a Caixa Econômica, Bradesco e outros, serão creditados em conta, em até três dias úteis, ou seja, se cair em uma sexta-feira, o pagamento estará disponível na próxima quarta-feira.


O Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima, Iper, Carlos Praia, ressalta a importância de divulgar antecipadamente o Calendário de Benefícios,

"Com a definição do cronograma de pagamento, os beneficiários podem se programar quanto ao recebimento dos benefícios, que informam as datas, e assim podem honrar os seus compromissos, ” disse.

 

Carlos Praia ressaltou ainda, que essa definição antecipada, só é possível graças a solidez financeira que possui hoje, o Instituto de Previdência do Estado de Roraima.

 

Cumprindo o Cronograma de pagamentos de Benefícios 2018, para os servidores inativos do Estado, O Instituto de Previdência do Estado de Roraima, anuncia que a primeira parcela do Décimo Terceiro, está na conta dos beneficiários, no dia 18 de junho de 2018.

Já, a segunda parcela está programada para o dia 20 de dezembro do mesmo ano.

 

Importante:

 

Os pagamentos realizados nas agências do Banco do Brasil serão creditados no mesmo dia. Os demais pagamentos realizados em outras instituições financeiras, como a Caixa Econômica, Bradesco e outros, serão creditados em conta, em até três dias úteis, ou seja, se cair em uma sexta-feira, como é o caso do primeiro pagamento do ano (02/02/2018), o pagamento estará disponível na quarta-feira subsequente.

 

De acordo com o cronograma de pagamentos, a referência por mês é:


Janeiro – sexta-feira – 02/02/2018
Fevereiro – sexta-feira – 02/03/2018
Março – segunda-feira – 02/04/2018
Abril – quarta-feira – 02/05/2018
Maio – sexta-feira – 01/06/2018
1ª parcela do 13º - segunda-feira – 18/06/2018
Junho – segunda-feira – 02/07/2018
Julho – quinta-feira – 02/08/2018
Agosto – sexta-feira – 01/09/2018
Setembro – terça-feira – 02/10/2018
Outubro – quinta-feira – 01/11/2018
Novembro – segunda-feira – 03/12/2018
2ª parcela do 13º - quinta-feira – 20/12/2018
Dezembro – segunda-feira – 31/12/2018

 

 

Conselheiro vai representar o Poder Legislativo de Roraima

 

O servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Erisvaldo dos Santos Costa, indicado pelo presidente desta Casa Legislativa, tomou posse nesta terça-feira (05) como membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência, para mandato de dois anos.

 

O novo membro foi nomeado pelo Diretor-presidente do Iper, Carlos Praia, por meio da portaria 585/2017 de 28 de novembro de 2017, no disposto no Inciso II do artigo 40 da Lei Complementar Estadual nº 030/1999.

 

Erisvaldo dos Santos, assume como novo representante da Assembleia Legislativa do Estado, no respectivo Conselho Fiscal, como Conselheiro do Poder Legislativo.

 

O novo Conselheiro está ocupando o cargo que foi anteriormente ocupado pela senhora Maria do Socorro Gomes de Oliveira, que encerrou o mandato no dia 04 de dezembro.

 

Durante o período que a servidora permaneceu no Conselho Fiscal, os serviços por ela prestados foram de grande relevância para o Instituto de Previdência.

 

O Diretor-presidente, Carlos Praia, agradece em nome de todo o Órgão, ressaltando a importância de tamanha contribuição.

 

 

 

Função:

 

O Conselho Fiscal do Iper, tem a competência de emitir parecer sobre os balancetes mensais e as contas anuais da entidade, encaminhando-os ao Conselho Estadual de Previdência, para deliberação, como também, opinar sobre assuntos de natureza econômico-financeira e contábil; comunicar ao Conselho Estadual e aos Órgãos de controle os fatos relevantes que forem apurados durante o exercício da função; emitir parecer prévio a respeito do PCCR (Plano de Cargos e Salários) e examinar livros e documentos, se for necessário contratação de peritos.

 

 

 

O valor das inscrições para Nível Médio, Superior e Analista Jurídico, também é diferente

 

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) lançou no último dia 7 de outubro dois editais para a realização do segundo concurso público do Órgão. Nos respectivos editais, constam datas, valores das inscrições e datas das provas diferentes.

 

O concurso para Nível Médio e Superior oferece 22 vagas, para oito cargos; já no segundo edital foi disponibilizado uma vaga para o cargo de Analista Jurídico. Os certames estão previstos para acontecerem em fevereiro de 2018.

 

Para os cargos de Nível Médio, estão destinadas 13 (treze) vagas, sendo: almoxarife (1); arquivista (1); assistente administrativo (10), sendo 1 vaga para pessoas com deficiência) e técnico em informática (1), com inscrições no valor de R$ 80.

 

Para Nível Superior são nove oportunidades: Assistente social (1); psicólogo (1); secretário-executivo (3) e médico-perito previdenciário (4), com inscrições no valor de R$ 100. Os cargos são para carga horária de 20 a 40 horas semanais.

 

O período de inscrições para os cargos de nível médio e superior, vai de 16 de novembro a 18 de dezembro deste ano (2017). As provas estão marcadas para acontecerem no dia 04 de fevereiro de 2018, em dois turnos. Nível Superior pela manhã e Nível Médio e Médio Técnico a tarde.

 

Já no segundo edital, para o cargo de Analista Jurídico, que disponibiliza uma vaga, o período de inscrições vai de 21 de novembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018. As inscrições estão no valor de R$ 200. As provas estão marcadas para o dia 18 de fevereiro de 2018, e vão acontecer em dois turnos. No período da manhã as provas objetivas e a tarde as subjetivas.

 

Para participar, os candidatos deverão acessar o site www.cpc.uerr.edu.br e preencher o formulário de inscrição, imprimir o boleto de pagamento e ficar atentos ao edital. As remunerações variam de R$1.371,09 a R$3.982,33.