Pages

Hoje (7), os servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) puderam tirar suas dúvidas em relação ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e à gestão dos recursos previdenciários. É o Programa IPER: Transparência e Educação Previdenciária”, lançado em abril pelo Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER). A ideia é percorrer todos os órgãos públicos, tanto na capital quanto no interior do Estado. Até agora, o programa já beneficiou os servidores de mais de 15 secretarias.

 

O Presidente do IPER, José Haroldo Campos, faz a da carteira de investimentos do Instituto, inclusive aqueles feitos em fundos ilíquidos. “É importante mostrar aos segurados que, hoje, investimos apenas em fundos de bancos públicos, como o Banco o Brasil e a Caixa Econômica Federal, que são mais seguros”, explica ele.

 

O Diretor de Investimentos e Arrecadação, Rafael Alencar, fala sobre arrecadação e débitos previdenciários. “Arrecadamos nos três primeiros meses de 2019 ano mais do que nos dois últimos anos. Existem dívidas, oriundas de governos anteriores, mas nós estamos buscando o refinanciamento delas”, contou. 

 

O Diretor de Previdência, Marlisson Lobato, apresenta as diretrizes que regem a previdência social dos servidores públicos estaduais, assim como as regras e os requisitos definidos pela legislação previdenciária para a concessão de aposentadorias, pensões e benefícios. “Também falamos sobre a nova previdência e seus impactos, além de fazermos a atualização cadastral dos servidores e a simulação de aposentadorias. É importante que todos participem”, diz o Diretor.

 

Para Rosana Paiva, que é Assistente Administrativa na SEGAD, é uma oportunidade de obter informações e orientações sem ter que ir até a sede do Instituto. Ela elogiou a iniciativa do IPER.“As palestras foram excelentes. Estão todos de parabéns”, disse a servidora.   

 

O cronograma com as datas e locais dos próximos encontros está disponível no site do IPER. Mais informações poderão ser obtidas pelo número 2121 3969.   

 

Confira a apresentação:

APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - IPER 2019

APRESENTAÇÃO OFICIAL - APOSENTADORIAS