Presidente Interino do IPER é aprovado em sabatina feita por Comissão Especial Externa da ALE

presidente-interino-iper

A indicação de José Haroldo Campos para a presidência do Instituto segue agora para votação em Plenário

Na tarde de ontem (8), o Presidente Interino do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER), José Haroldo Campos, foi sabatinado e aprovado pela Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima, formada pelos Deputados Estaduais Odilon Filho (Patri), Renato Silva (PRB), Catarina Guerra (SD), Aurelina Medeiros (Pode) e Soldado Sampaio (PCdoB).

Bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, José Haroldo Campos respondeu todos os questionamentos feitos pelos parlamentares, falou sobre os planos que pretende pôr em prática como Presidente da autarquia, os desafios frente à crise financeira enfrentada pelo Estado e a Reforma da Previdência.

Ele revelou que pretende implantar, ainda este ano, um sistema de gestão integrada entre o Instituto e a Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (SEGAD). “Teremos fácil acesso à folha financeira dos servidores. Com isso, a concessão de benefícios ocorrerá de forma mais célere”, explicou.

“Hoje, o patrimônio do IPER é estimado em R$ 3,5 bilhões. Somos um dos poucos institutos brasileiros superavitários, apesar do déficit previdenciário de quase R$ 500 milhões, para o qual buscamos solução, juntamente com o Governo do Estado”, disse José Haroldo Campos sobre os desafios.

Segundo o Interino, o próximo passo será a discussão da Reforma Previdenciária. “Ela é necessária para a manutenção da saúde previdenciária. Daqui a 20, 30 anos, provavelmente, teremos mais inativos do que ativos. Precisamos pensar nisso.”

O Presidente da Comissão Especial Externa, Deputado Odilon Filho, destacou o conhecimento técnico de José Haroldo. “Não tivemos dificuldades em fazer com que o nome dele fosse aprovado pela comissão. A indicação agora passará pelo crivo dos 24 deputados”. A sabatina em Plenário ainda não tem data marcada.

*Com fotos e informações da SupCom/ALE-RR