O estágio é a grande oportunidade para os novos profissionais ingressarem no mercado de trabalho, conhecerem a rotina da empresa ou da administração pública. E o Governo do Estado tem adotado uma política de incentivo aos estudantes, oportunizando na prática, o conhecimento adquirido nas universidades.
Várias secretarias e instituições possuem programa de estágio supervisionado. O Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) apoia o ingresso dos jovens talentos na vida profissional oferecendo a chance de aperfeiçoar e consolidar a sua conduta profissional.
Atualmente o Iper conta com vinte e três estagiários em diversas áreas como Direito, Engenharia Civil, Contabilidade, Economia, Análises de Sistema, Assistente Social, Psicologia e Comunicação Social, distribuídos nas quatro diretorias da instituição e na Presidência.
“Estamos sempre buscando formas de incentivar e proporcionar aos nossos jovens estudantes a oportunidade do primeiro emprego e nós enxergamos nessa iniciativa, uma maneira de facilitar esse contato entre os estudantes e o mercado de trabalho”, explicou o governador Antonio Denarium.
“Consideramos importante agregar esses jovens na equipe de trabalho do Iper pela inovação. As informações são compartilhadas e ajudam na formação profissional e alguns acabam sendo nomeados em cargos comissionados pelo bom desempenho, organização e responsabilidade demonstrados ao longo do período de estágio,” destacou o presidente.
O Iper possui convênio com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) que administra um programa de estágio que, a partir de um cadastro, identifica e indica estudantes para preencher as vagas solicitadas. O acadêmico de Direito Rodrigo da Conceição Souza, passou por esse processo seletivo em 2020 e atualmente é estagiário na DISEG – Divisão de Serviços Gerais do Iper.
“Estagiar no Iper tem sido muito enriquecedor para minha carreira profissional, pois estou aprendendo como funciona um órgão público e adquirindo um vasto conhecimento sobre meu curso e também sobre outras áreas do serviço público. Essa experiência está me tornando mais competente e preparado para ingressar no mercado de trabalho”, relata.
Antônio Lima também teve essa experiência quando entrou no Iper em 2018 como estagiário, na época era acadêmico de Contabilidade em uma universidade privada e ficou por dois anos, conforme o prazo máximo estipulado pela lei. Após esse período, foi convidado para retornar para Instituição e assumir a vaga de Chefe de Seção de Fiscalização.
“Estagiar no Iper foi muito importante para a minha formação profissional, pois tive a oportunidade de atuar na minha área, o que me fez adquirir conhecimentos necessários para realizar com mais experiência e competência o serviço que o meu atual cargo demanda”, destacou Lima.
O diretor de Administração e Finanças do Iper, Wemerson Batista, explica que o programa de estágio da Instituição é uma oportunidade para o crescimento do futuro profissional ter uma experiência prévia na administração pública.
“Sabemos o quanto o estágio é importante na vida de todo estudante e, considerando que o Estado tem bastante servidores e órgãos públicos, o Iper decidiu proporcionar essa experiência para os estagiários aprenderem e se prepararem para a vida profissional”, disse Batista.
Compartilhe nas redes sociais