Nesta segunda-feira (09) foi apresentada a presidência do Iper ( Instituto de Previdência do Estado de Roraima), aos diretores, membros dos Conselho Fiscal e Estadual de Previdência a Avaliação Atuarial de 2022. A reunião aconteceu na sede do Iper.
Para a vice-presidente do Iper, Cinara Machado, o relatório apresenta resultados importantes para todos os servidores públicos estaduais, aposentados e pensionistas. “ A Avaliação Atuarial é um documento essencial para as tomadas de decisão e agrega principalmente transparência e informação para a sociedade”, afirmou a vice-presidente.
Todos os anos um estudo técnico sobre a Avaliação Atuarial é realizado pelos RPPS, atendendo uma determinação do Ministério da Previdência. Os dados são elaborados por um atuário, em conformidade com as bases técnicas estabelecidas para o plano de benefício do Regime Próprio de Previdência Social. O relatório caracteriza a população segurada e a base cadastral utilizadas, discrimina os encargos, estima os recursos necessários e as alíquotas de contribuição normal e suplementar do plano de custeio de equilíbrio para todos os benefícios.
Para o diretor de Previdência do Instituto, os dados apresentados servem de balizadores para tomada de decisão para os compromissos futuros ligados ao RPPS. “ As informações integram o planejamento estratégico do Iper e também do Estado de Roraima. O intuito da Avaliação Atuarial não é sobrar recursos, mas ter o equilíbrio financeiro e atuarial, as projeções são feitas para um período de 75 anos para planejar e não faltar recursos para os aposentados se pensionistas”, explicou o diretor.
Compartilhe nas redes sociais