O Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) divulgou nesta segunda-feira, 18, os dados preliminares do Censo Previdenciário. De acordo com a análise do órgão, foram recenseados 19.819 servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) correspondendo a 95,59% do total alcançado.
O número ultrapassou a meta estipulada pelo Pró-Gestão (Programa de certificação de boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social) que é de 80% para os servidores ativos.
Em números mais detalhados, 1.349 aposentados realizaram o Censo Previdenciário, de um total de 1.372, o que corresponde, em percentual, a 98,32%. Já o número de pensionistas que realizaram o Censo foi de 661, de um total de 684, o que corresponde a 96,64%.
Para a presidente do Iper, Cinara Machado, considerando os resultados parciais, a meta foi alcançada e, a partir do momento em que os dados foram sendo convalidados, novas informações sobre o perfil do servidor estadual serão apresentadas.
“Foram oito meses de muito trabalho e dedicação para realizar o Censo Previdenciário. A equipe do Censo, coordenada pelo Iper, inovou em apostar em fazer o recenseamento oferecendo duas modalidades na execução e o servidor estadual tinha a oportunidade de optar para responder o Censo de forma online e presencial. O resultado do Censo vai nos permitir fazer uma projeção atuarial nos próximos anos”, explicou a presidente do órgão.
PREVALÊNCIA ONLINE
Os resultados revelaram que a modalidade online foi a mais utilizada pelos servidores. Foram 10.974 funcionários participantes, o que corresponde a 68%, e 5.217 servidores (32%) compareceram a um dos polos presenciais disponibilizados pelo Iper.
Durante o período do Censo, foram instalados três polos fixos para atender o funcionalismo público, além dos polos itinerantes que percorreram os municípios de Roraima.
MAIORES SECRETARIAS
Foi apontado ainda que as secretarias com maiores efetivos de servidores são a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), com 6.153 colaboradores, e a Sesau (Secretaria de Saúde), com 4.893 funcionários.
Segundo o presidente da Comissão do Censo Previdenciário. Lindberg Kent de Castro, a comissão segue os trabalhos de tratamentos e análise dos dados até a segunda quinzena de dezembro.
“Trabalhamos com prazo específico, pois temos que fazer a importação e integração das informações do Censo para o SisPrev [Sistema de Gestão Previdenciária], programa que gerencia o banco de dados do Iper”, finalizou Lindberg.
Compartilhe nas redes sociais